Várzea Alegre

Em 2019 MIS contará a história da coirmã de Várzea Alegre, São Bernardo do Campo

Na manhã desta segunda-feira, 19, a escola de samba Mocidade Independente do Sanharol – MIS, que tem a frente o presidente, Dr. Pedro Aquino, apresentou para a população de Várzea Alegre, uma sinopse do seu samba enredo para o carnaval 2019.

Totalmente diferente de 2018, onde a escola levou para a avenida forró, no próximo ano, a escola contará a história da coirmã de Várzea Alegre, São Bernardo do Campo.

Acompanhe a Sinopse:

Nos anos 1550, os bandeirantes desbravaram as matas brasileiras, em busca da colonização de nossas terras. Do encontro do colonizador João Ramalho com a índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá da tribo Guaianases surgiu um grande amor, e a partir desse amor nasceu a terra mãe.

Chegaram os jesuítas e, com a catequisação dos povos indígenas, foram surgindo capelas e pequenas comunidades, e em 1553, oficializou-se a fundação da vila de Santo André da borda do campo. Que a partir da estrada “caminho do mar”, também conhecida como estrada do vergueiro, iniciou-se a sua urbanização.

Com a passagem dos séculos a vila foi se desenvolvendo, recebendo imigrantes de todas as partes do mundo que traziam suas culturas, suas histórias e seus costumes, pra no futuro transformarem a vila, numa das cidades mais cosmopolita do país. Iniciou-se uma grande produção de móveis, obtendo o título de capital da indústria moveleira, ainda no século XIX.

Mas, foi no século XX, com a instalação do parque industrial e automobilístico brasileiro que houve a explosão no seu desenvolvimento, atraindo imigrantes e retirantes rurais de todas as partes do nosso país. A capital do automóvel tornou-se oportunidade de emprego e sobrevivência para muitos nortistas, nordestinos, cearenses e varzealegrenses.

A terra mãe acolheu o nosso povo como filhos, oferecendo as oportunidades, os empregos e a sustentação de suas famílias,  a tal ponto, que muitos nunca mais voltaram a sua terra natal. Contudo, nunca deixaram de explicitar o amor, a amizade e a aproximação que existia entre as duas cidades. Fato esse oficializado quando nos tornamos com muita honraria cidades có-irmãs, título que somente dezesseis cidades no mundo o detém. Portanto, usando palavras no nosso grande compositor Zé Clementino, ”Obrigado São Bernardo”, obrigado terra mãe dos paulistas, e por que não falar, terra mãe de muitos varzealegrenses.

A Mocidade Independente do Sanharol (MIS) tem a honra de apresentar o seu enredo para o carnaval 2019: Uma ode a São Bernardo! “Paulistarum terra mater”. Onde contaremos com muito orgulho a história da nossa có-irmã São bernardo do Campo.

“Uma ode a São Bernardo, terra mãe dos paulistas.”