Várzea Alegre

Saúde, segurança, educação e saneamento são questões levantadas na “II Sessão Itinerante”

20 de Setembro de 2017, local Vila Extrema, Distrito de Calabaça, mais especificamente Quadra da Escola José Primo de Morais, é com essas informações que começamos a relatar a II Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre. O público marcou presença, professores, alunos, líderes comunitários, crianças e moradores. Às 18h25 foram dados os momentos iniciais, as falas dos vereadores um pouco adiante, às 18h50, porque antes foi apresentada a leitura das matérias e um pequeno histórico da localidade. Um distrito que conta com 17 sítios, uma sede à 28km de Várzea Alegre, marcado pela religiosidade, com o padroeiro São Francisco, a que se festeja no mês em curso e definido como um povo batalhador.

O vereador Dr. Márcio Henrique foi o primeiro a fazer uso da tribuna, José Batista o segundo, Professora Dedê, em seguida. Veio o Antônio Alcântara, Marcelo Fledson, Kleiton do Bar, Luciana Rolim, Michael Martins.

O principal momento da Sessão, “Participação Popular” veio logo em seguida. E como é comum, várias demandas foram apresentadas, perguntas que como diz o Michael Martins, pegaram os vereadores de “calça curta”.

Alunos do 8º e 9º com a coordenação da professora Maria Claudia foram os primeiros a participarem. Indagações relacionadas a educação, “Que medidas os senhores estão tomando para mudarem os Índices baixos de educação no município de Várzea Alegre?” Vitória.

Saneamento: Quais projetos hídricos os senhores estão elaborando para beneficiar o distrito de Calabaça? Sílvia

Segurança: “Que medidas os senhores vão tomar para melhorar a segurança pública do município de Várzea Alegre e quais são elas? Mariana

Transporte Público: “O que os senhores estão fazendo para melhorar o transporte público?” Marina

Esporte: Quais projetos esportivos os senhores tem para incentivar a juventude varzealegrense? Arthur

Representando a comunidade do Sítio Carrapateira, Thiago Soares procurou falar da questão do abastecimento de água da sua comunidade.

Já Valcenir Macêdo, da Vila Extrema, de olho em um antigo prédio de um posto de saúde, solicitou que o espaço fosse sede da associação da localidade e aproveitou também para convidar os vereadores para um leilão que ocorrerá dentro da Festa do Padroeiro.

Seu Edmilson, representando o Sítio Lagoa Seca, tocou na questão de uma passagem do sítio.

A Sessão dessa vez não contou com a presença do Prefeito José Helder, que esteve representado pelo chefe de gabinete Dr. Batista, motivo? O prefeito se encontra em Fortaleza cumprindo agenda.

O vice Fabrício Rolim esteve observando tudo e falou de forma resumida o que achou.

O presidente da Casa Legislativa Alan Salviano, disse que a avaliação é positiva e destacou que o próximo encontro será no dia 04 de Outubro, no Distrito de Naraniu, Vila São Caetano.