Ceará

3.140 novas pistolas são entregues às polícias do Estado do Ceará

Dezenas de policiais civis e militares do Ceará se reuniram na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ontem, para a cerimônia de entrega de 3.140 armas de fogo, adquiridas pela Pasta, através de um processo licitatório internacional inédito no Brasil.

A compra ocorreu mesmo após o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) questionar a segurança dos armamentos, ajuizando uma Ação Civil Pública (ACP), em abril deste ano, requisitando a desclassificação ou a inabilitação da empresa suíço-germânica Sig Sauer Inc. O arsenal custou R$ 4,5 milhões aos cofres do Governo, após contrato assinado, em fevereiro.

A recomendação do MPCE alegava que a empresa tinha os mesmos problemas de outras, que foram desclassificadas. Além disso, segundo a Instituição, a vencedora teria feito modificações nos equipamentos, como o tamanho do cano das pistolas, o afinamento do gatilho e a instalação de uma trava interna em um modelo que não possuía.

A trava de segurança era uma das exigências do próprio edital, para que as pistolas não causem disparos acidentais. O titular da SSPDS, André Costa, afirmou que as pistolas são “totalmente confiáveis” e “o que há de melhor disponível no mercado bélico”. Ele afirma que uma comissão da Pasta foi até a fábrica da Sig Sauer, em Newington, no estado americano de Connecticut, onde testou e aprovou a arma.

“Esse modelo é o mesmo, sem mudança nenhuma, usado pelo Exército norte-americano. Lá eles não licitam, escolhem o armamento que querem. As forças especiais na França, Inglaterra e Alemanha também usam. Se ela é aprovada em todos esses países, fico tranquilo. Inclusive, vou passar a usar uma delas”.

Fabricadas pela Sig Sauer nos Estados Unidos, as pistolas, calibre 9mm e Ponto 40, chegaram ao Aeroporto Internacional de Fortaleza, segunda-feira (30), e passaram por uma vistoria, pela 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, que participou do desembaraço alfandegário junto à Receita Federal. Desde então, mil delas foram distribuídas para a Polícia Civil e, ainda nesta semana, as outras 2.140 passarão a ser entregues à PM.

Diário do Nordeste