Açude Deputado Luiz Otacílio Correia chega a 30,91% de sua capacidade
Atualizada: O açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D’Água), reservatório que abastece a cidade de Várzea Alegre vem recuperando sua carga hídrica, especialmente depois das últimas chuvas de abril, que provocou cheias do Riacho do Machado e o sangramento da barragem da Cachoeira Dantas.
De acordo com o Portal Hidrológico, do Governo do Estado, o açude está atualmente com 6.470.000m³, o correspondente da 34,07% de sua capacidade total que é de 19.000.000m³.
Segundo o portal da Funceme, em Várzea Alegre, no mês de janeiro choveu 150,9 mm, já em fevereiro foram 299,2, no mês de março, o mais esperado para chover bem, foram somente 157,3. Agora, no início de abril, até o momento, já foram registrados 174,5mm. A média anual de chuvas para Várzea Alegre é de 805mm.
Esse acumulado de chuvas tem fundamental importância para a recarga do açude Deputado Luiz Otacílio Correia, levando em consideração as boas precipitações na Região de Riacho Verde onde fica o afluente do açude.
Em Várzea Alegre, a população estava prestes a entrar em regime de racionamento de água. No final de 2017, mais precisamente em novembro, houve até uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores e foi criada uma comissão especial para monitorar as condições do açude Olho D’Água que chegou em janeiro de 2018 com 14,70% de sua capacidade total.
Hoje, além do alívio da população com a garantia de abastecimento durante o ano, as chuvas também estão fazendo a alegria dos agricultores que esperam uma ótima safra de grãos.
Quanto a informação do açude do Sítio Mameluco, que fica na propriedade de Joaquim Diniz, que teria arrombado, segundo informações de Deisy Diniz, não houve arrombamento, apenas um alargamento do sangradouro de um açude menor para evitar um arrombamento.