Várzea Alegre

Antônio Alcântara fala que Várzea Alegre recorrerá sobre incentivos da saúde

O vereador Antônio Alcântara explicou que os recursos da área da saúde que entrariam como incentivo para combate às arboviroses, por parte da Secretaria Estadual da Saúde, no valor de mais de R$ 100 mil reais, citados pelo vereador Michael Martins como que perdidos, na verdade não é bem assim.

O vereador declarou que foram cumpridas todas as metas de combate às arboviroses por parte do Município, como instalação de comitê, isso em 19 de junho de 2017, monitoramento, atingir 80% de cobertura predial, cumprimento de ciclos e que tudo isso causou queda dos índices das arboviroses.

De acordo com Antônio Alcântara, em 2017, foram notificados 343 casos suspeitos, com 198 casos confirmados para dengue, e com 107 casos notificados para chikungunya, com 39 casos confirmados.

Ele ainda detalhou que as metas foram batidas nos ciclos, sendo que no ciclo 4 a cobertura foi de 99,7%, no ciclo 5, atingiu-se 99,7% e no ciclo 6, foi fechado índice de 99,8%.

O vereador enfatizou que, as pendências que não enquadram Várzea Alegre como apta a receber o incentivo estão relacionadas às atas das reuniões do comitê. Ele explicou que a Secretaria Municipal de Saúde irá recorrer da decisão e espera poder receber o incentivo.

Antônio Alcântara disse que os recursos financeiros do incentivo são importantes, mas, mais importante são os indicadores que mostram que nestes, praticamente, seis meses de 2018, os casos de dengue estão sob controle em Várzea Alegre, sendo que de 36 casos notificados, foram confirmados apenas 6 casos de dengue. Com relação à chikungunya, de 16 notificações, foram confirmados apenas 5 casos.