Várzea Alegre

150 jovens da EP começam a estagiar nessa quarta-feira

Ao todo 150 jovens que estão cursando o último ano do ensino médio na escola Profissional Dr. José Iran Costa, darão início nessa quarta-feira, 08, uma nova fase incluída na grade curricular da escola, o estágio.

Uma atividade supervisionada dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, amparado pela Lei Federal 11.788, de 26 de setembro de 2008, devendo ser cumprido pelo estudante e que é realizada a partir do segundo semestre do curso.

O estágio curricular faz parte da proposta dos cursos técnicos e é realizado em diferentes instituições, oportunizando ao estudante a vivência direta com a realidade que fará parte de sua atuação como futuro profissional. É realizado sob orientação e supervisão dos orientadores de estágio que também são responsáveis pelo processo de avaliação desse período.

A carga horária total do estágio dos cursos existentes na José Iran Costa é de 400 horas, antecedida de momentos de aprendizagens práticas, desenvolvidas como atividades complementares relacionadas à prática profissional, como forma de proporcionar maior aprofundamento teoria prática na parte de formação profissional.

Tais atividades configuram-se como espaço de vivência profissional inicial mais abrangente, relacionada à área de formação dos alunos, seja na condição de participantes ou de realizadores, numa perspectiva de ambientação prática à profissão.

Os estagiários ainda recebem um valor financeiro pelo trabalho desempenhado, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará garante ao estagiário apoio financeiro através da concessão de bolsa estágio, também seguro contra acidentes pessoais, auxílio transporte, equipamento de proteção individual e a orientação do estagiário, através da contratação de orientadores, profissionais com formação na área a ser desenvolvido o estágio.

O estágio curricular está integrado aos componentes curriculares dos cursos, e o cumprimento da carga horária assim como o desenvolvimento das competências técnicas e práticas durante o estágio são requisitos para aprovação e obtenção do diploma.

Estes alunos serão alocados em 67 empresas da cidade de Várzea Alegre, eles terão um prazo de seis meses para cumprirem 300 horas de estágio em campo. Receberão uma bonificação financeira de 3,88 por hora estagiada, auxilio transporte no valor de 6,80 por dia estagiado e um descanso remuneratório no valor de 94,00 ao finalizar as 300h em campo.

A disciplina estágio é composta por 400h, sendo que, apenas 300h são cumpridas em campo, o restante da carga horária é cumprida na escola sem bonificação financeira.