Pauta sobre mudança de horário das reuniões da Câmara será votada terça-feira
Os vereadores saíram em julho para o recesso parlamentar com uma pendência: decidir sobre o retorno das reuniões da Câmara Municipal paras as quartas-feiras, pela manhã.
Havia expectativa de que na sessão dessa terça-feira, 07, no retorno dos parlamentares aos trabalhos, a proposta apresentada pelo vereador Ribamar da Topique, fosse votada, mas a matéria não entrou na pauta.
O presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano, explicou que a matéria será pautada na sessão da próxima terça-feira, 14 de agosto. Ele falou que para passar, ou seja, ser aprovada, a matéria deve ter 2/3 dos votos da Casa, ou seja 9 votos.
O vereador disse que não há entre os vereadores da situação, consenso fechado sobre se retomar as reuniões para as manhãs de quartas-feiras seja a melhor opção. Ele acredita que o impasse será resolvido até terça-feira.
Os vereadores que desejam o retorno das sessões para as manhãs de quartas-feiras, alegam reclamação de populares que não conseguem acompanhar pelo rádio as reuniões no horário noturno.
Alan comentou que existem essas observações, mas que também à noite houve aumento do acompanhamento das reuniões pelas redes sociais. Ele também observou a importância quem tem as transmissões da reunião pela rádio pela larga cobertura no município. “Eu sou democrático e espero um consenso”, disse o parlamentar.
Mudança
No dia 06 de fevereiro de 2018, a Câmara de Vereadores fez sua primeira reunião às terças-feiras, às 18h. A mudança foi originada através de um projeto de resolução do vereador José Dener (MDB) e aprovada de forma unânime pelos edis com o objetivo facilitar a participação da população.
Naquela noite a audiência na internet foi recorde. Foram 69.393 pessoas na transmissão ao vivo via Facebook, direto da página da Câmara. A última sessão de maior audiência na transmissão pelo Facebook tinha alcançado pouco mais de 30 mil pessoas. Na transmissão pelo rádio, não foi possível medir a audiência.
Foto: Fábio Oliveira