Jovem da Caiçara realiza concurso para especialista do exército em Fortaleza
Maria Isabella Santos de Oliveira, 17 anos, do sítio Caiçara, Distrito de Canindezinho, Várzea Alegre, presta neste fim de semana o concurso para especialista do exército.
A jovem é do projeto “Forças Armadas Você Pode”, iniciativa do Capitão da Marinha do Brasil, o varzealegrense Francisco do Horizonte, que também oferece estadia a sonhadora na capital cearense. As provas acontecem na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, nos dias, sábado e domingo, 29 e 30 respectivamente.
Quanto aos resultados, a divulgação dos gabaritos das provas objetivas, será a partir das 12h, do dia 1º de outubro. A divulgação das notas e dos espelhos das redações corrigidas até dia 12 de novembro, já a remessa do pedido de revisão da prova de redação até dia 14 de novembro.
A divulgação dos candidatos aprovados, classificados e majorados, no Exame Intelectual, no dia 30 de novembro e a apresentação dos candidatos convocados para a 2ª etapa do processo seletivo, que são a realização da inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação documental, no dia 22 de janeiro de 2019.
Após aprovação nas etapas a jovem irá participar de um curso de nível superior realizado durante 5 anos, em São Paulo e Rio de Janeiro.
Sobre o curso:
O curso é de nível superior, será realizado em 5 anos em regime de internato, 1 ano nas instalações da EsPCEx, em Campinas-SP, onde o militar em formação recebe o título de aluno; e 4 anos nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, na cidade de Resende – RJ, onde o militar em formação recebe o título de cadete.
Durante a realização do curso, na AMAN, o cadete de sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Essa escolha estará subordinada ao rendimento escolar, dentro dos percentuais estabelecidos pelo Estado-Maior do Exército, conforme o preconizado pelo regime interno da AMAN. A cadete do sexo feminino, no processo de escolha, poderá optar pelos cursos de Intendência ou Material Bélico.