Nomes de Lula e Adail Carneiro são reprovados e o de Camilo Santana passa fácil para receber cidadania varzealegrense
Com a presença de integrantes da Direita Várzea Alegre, ou seja, de pessoas simpatizantes do novo presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, e de membros do PT de Várzea Alegre, a sessão da Câmara de Vereadores, conduzida pelo presidente Alan Salviano (MDB), teve na pauta de votação várias matérias, mas o destaque foi a outorga de títulos de Cidadania Varzealegrense para políticos. Dessa forma, segundo informações da empresa MV Produções, que cobre as sessões da Câmara para internet, o alcance orgânico da reunião foi de 14.854 internautas, com 127 reações, 265 comentários e 109 compartilhamentos.Os políticos indicados para receberem títulos de Cidadão Varzealegrense são o governador Camilo Santana (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Adail Carneiro.
O nome do deputado Adail Carneiro foi reprovado. Os vereadores da situação e o presidente Alan Salviano votaram a favor, mas a matéria precisava de 2/3 para aprovação e todos os seis parlamentares da oposição votaram contrários.
O nome do deputado Adail Carneira foi apresentado para receber o título de Cidadão de Várzea Alegre pela vereadora e vice-presidente da Câmara, esposa do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, Dra. Luciana Rolim.
Outro nome reprovado e que atraiu público da direita Várzea Alegre e de membros do PT na cidade à reunião foi o do ex-presidente Lula. O projeto indicando-o para receber o título de Cidadão Varzealegrense foi apresentado pelo vereador do PT, Michael Martins.
Na votação dessa proposta houve votos divergentes dentro das bancadas de oposição e de situação. O vereador Marcelo Fledson votou contra e os vereadores Ribamar da Topique e Zé Batista se abstiveram. Pela aprovação votaram Michael Martins, Professora Dedê e Pedro Bitu.
Na bancada da situação, o único voto favorável a aprovação da matéria foi o do vereador do PT, Antônio Alcântara. Os demais integrantes da bancada votaram pela reprovação da proposta – Presidente Alan Salviano e os vereadores Kleiton do Bar, Dedé da Topique, Dra. Luciana, Dr. Márcio Henrique e José Dener.
Na votação dos vereadores que derrotou o nome de Lula pesou o fato de atualmente o ex-presidente está preso. Desde o dia 7 de abril, Lula cumpre pena de 12 anos e um mês na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi condenado no processo do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato.
Os vereadores que votaram pela aprovação da proposta defenderam o legado do ex-presidente enaltecendo seus feitos especialmente para o nordeste e para as camadas mais pobres da sociedade.
Michael Martins apresentou sua proposta de reconhecimento da Cidadania Varzealegrense para Lula em 17 de janeiro deste ano, quando o ex-presidente ainda gozava de plena liberdade.
Passou fácil o nome do governador Camilo Santana (PT), que teve seu nome para receber Cidadania Varzealegrense apresentado pelo vereador Michael Martins. A aprovação do nome de Camilo Santana foi unanimidade entre os parlamentares da situação e da oposição.