Várzea Alegre

XIV Feira Municipal de Ciências teve participação de mais de 150 alunos e apresentação de 40 projetos

Na cidade de Várzea Alegre, a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira, 1º de novembro, na Escola Dr. Dário Batista Moreno, da rede municipal, das 07h30 às 16h, a XIV Feira Municipal de Ciências, com o tema “Difundindo Ciências e Tecnologia no Ambiente Escolar”.

O objetivo do evento foi a integração de alunos e professores do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Profissional e Médio das redes de ensino municipal, estadual e particular deste município, visando despertar o interesse dos alunos pelo universo acadêmico, promovendo intercâmbio cultural e científico entre os participantes, estimulando as atividades investigativas na escola, proporcionando a expansão dos trabalhos científicos, ampliando o espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica em sua dimensão histórica, social e cultural.

A feira movimentou intensamente a educação do município, envolvendo direção, coordenação, diretores escolares e mais de 150 alunos, com a apresentação de 40 projetos científicos.

Os diversos projetos científicos apresentados pelos alunos chamaram a atenção dos visitantes. Exemplo do aluno Tiago, da Escola Antão Leandro Bitu, do bairro Sanharol, que explorou o sistema de resfriamento de um tanque de leite utilizado pela comunidade, que recebe, armazena e vende o produto para laticínios da região.

A professora Ângela Bernardino – da Escola Dário Batista Moreno, destacou a que feira de ciência foi um momento no qual os alunos fomentaram seus conhecimentos através da iniciação científica, estimulando a curiosidade e despertando até o empreendedorismo. “Se aprende fazendo, aí, os pedagogos, também, os professores demonstram a credibilidade que tem nos alunos”, disse.

Para a professora, é por meio da educação que acredita numa sociedade mais justa e igualitária e que o conhecimento científico tem que estar a favor da educação e de uma sociedade mais cidadã.

Falando em nome da Secretaria de Educação do Município, o professor Antônio Fernandes, disse que a XIV Feira Municipal de Ciências foi um evento é importante porque a troca de informação entre alunos e professores pode proporcionar a construção do conhecimento por meio dos projetos científicos.