Várzea Alegre

Socorrista pede compreensão da população em relação a acidentes

A socorrista e técnica em enfermagem, a varzealegrense Elieuda Felix, procurou a reportagem para relatar um caso frequente relacionado a acidentes, o contato com o acidentado sem a presença de um profissional responsável.

A iniciativa partiu quando ela observou em redes sociais uma foto de um acidente ocorrido no último dia 02 de novembro, em que pessoas retiram o capacete de um motociclista caído.

“Eu sou socorrista já trabalhei no SAMU, analisando está imagem, resolvi fazer esse apelo à imprensa para pedir a população que não mexa no acidentado, não tire o capacete da vítima sozinho, pode-se piorar a situação ao mover a vítima sem a técnica correta, produzindo, assim, lesões ainda mais graves.” Disse

Nesse caso, Elieuda destaca que a retirada do capacete requer sabedoria e no mínimo dois socorristas para realizar a manobra, uma manobra que requer extrema precauções, algo propício para um socorrista.

“Lembrando sempre que, ao socorrer vítimas envolvidas em acidentes, atende-se aos riscos que podem ocorrer ao remove-la de forma inadequada.” Enfatiza.

A técnica em enfermagem reforça que diante de um acidente grave manter a calma é o primeiro passo. “Cada pessoa reage de uma forma diferente e é difícil esperar atitudes racionais em situações desconfortáveis, mas, ações desesperadas normalmente acabam agravando a situação.” 

Em casos de acidentes, a população deve acionar o 192, em que a equipe do SAMU deverá de forma emergencial comparecer no local e conduzir a vítima até o hospital local.