Várzea Alegre

Livro sobre festa dos Varzealegrenses em São Paulo deve ser lançado no início de 2019 por Jurani Clementino

Tem novidade na área literária, no início de 2019 o professor, jornalista e doutor em Ciências Sociais, Jurani Clementino, lança o livro sobre a festa dos Varzealegrenses em São Paulo, com o título “Fazendo a festa: as sociabilidades dos migrantes varzealegrenses em São Paulo e no Ceará”. 

O livro é resultado da tese de seu doutorado e aborda as estratégias utilizadas por migrantes, oriundos de Várzea Alegre, que moram em São Paulo, durante momentos festivos como churrascos na laje, aniversários, confraternizações, passeios à praia etc. É uma pesquisa realizada durante quatro anos.

O trabalho teve orientação da professora doutora Marilda Aparecida de Menezes (UFABC) que ficou responsável pelo prefácio do livro. Segundo ela “As migrações de nordestinos para a região Sudeste tem sido tema de diversas ciências, do jornalismo, da literatura, do cinema, do teatro e das artes visuais.

“O livro de Jurani, ao tratar das festas dos migrantes de Várzea Alegre que migraram para São Paulo, cruza as fronteiras entre essas áreas, nos presenteando com um texto primoroso sobre os significados das festas na constituição das identidades e sociabilidades dos migrantes. Como jornalista e cientista social, demonstra habilidade e sensibilidade na construção de uma escrita simples, em que as fronteiras entre ciências sociais, literatura e jornalismo são tênues. Realiza com maestria a tradução da linguagem pautada pelo rigor acadêmico em um texto que pretende dialogar com um público mais amplo”. Disse.

Além das festas realizadas em São Paulo, o livro trata ainda sobre a forma como esses migrantes aproveitam o tempo livre no Ceará. Para isso acompanhou o retorno desses migrantes em períodos como agosto, dezembro e janeiro.

O livro “Fazendo a festa: as sociabilidades dos migrantes varzealegrenses em São Paulo e no Ceará” está sendo publicado pela editorada da Universidade Estadual da Paraíba. Além dessa obra, Jurani Clementino, já havia lançado sobre Zé Clementino e sobre diversas crônicas, em que boa parte delas já foram exibidas no Grande Jornal da Cultura FM 96.3, enviadas pelo próprio autor.