Eleição da presidência da Assembleia mexe com a política varzealegrense
Você poderia perguntar: O que Várzea Alegre tem a ver com a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado? A reposta certa é: Tudo.
É que a movimentação nos bastidores até o momento mexe com duas peças com ampla atuação na política varzealegrense.
Zezinho Albuquerque é o deputado mais próximo da oposição na cidade, parceiro dos ex-prefeitos João Eufrásio e Vanderlei Freire. A parceria com João Eufrásio é antiga, vem dos idos anos 1990, quando em 1996, Eufrásio foi eleito prefeito da cidade para seu primeiro mandato e se reelegeu, cumprindo mandato até 2004.
Zezinho pretendia disputar o terceiro mandato no comando da Assembleia, mas não encontrou espaço para concorrer. Ainda assim, sai fortalecido com a Secretaria de Cidades, no governo Camilo Santana, o que terá reflexos na atuação da oposição neste município.
Nesta sexta-feira, 04, para fechar a semana, quem se fortalece é o nome do deputado estadual Dr. Sarto para disputar a presidência da Assembleia Legislativa, recebendo apoio de Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e que concorreu à presidência da república em 2018. Além de Ciro Gomes, corre nos bastidores que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também prefere Sarto na cadeira principal do Legislativo.
Caso chegue a vencer, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, terá muito o que comemorar. O deputado Sarto é o nome forte de apoio de Zé Helder junto ao governo do Estado. A parceria de Helder e Sarto vem desde 2004, quando o prefeito disputou a prefeitura pela primeira vez. De 2017 a 2020, Zé Helder cumpre seu terceiro mandato à frente do município.
Com Dr. Sarto em função de comando e estratégica, fortalece a atuação do prefeito Zé Helder na cidade.
A eleição da presidência da Assembleia acontecerá no dia 1º de fevereiro.