Várzea Alegre

Menésia Simião é a primeira mulher a assumir a Secretaria de Agricultura de Várzea Alegre

A partir de segunda-feira, 07 de janeiro de 2019, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Várzea Alegre terá no comando uma mulher.

Menésia Simião, líder sindical e presidente do PT – Partidos do Trabalhadores no município assume a pasta no governo Zé Helder, substituindo o secretário Cícero Izidório. Mas, Izidório não ficará longe da secretaria, ele assume a vaga de subsecretário.

Essa é a primeira vez na história que uma mulher assume o comando da área da agricultura de Várzea Alegre. Menésia é formada em letras pela URCA – Universidade Regional do Cariri. É alinhada com o pensamento desenvolvimentista para o setor ruralista. Tem como base sua luta sindical, a valorização da mulher, especialmente da mulher do campo, e defende mais investimentos no setor rural.

A pasta do Desenvolvimento Agrário, na administração Zé Helder, é da cota do Partido dos Trabalhadores. Tem sido assim nos dois governos dele – 2005 a 2012, e agora no terceiro mandato.

O PT de Várzea Alegre é dividido em duas alas. Uma apoia o governo do prefeito Zé Helder (MDB), inclusive tem o vereador Antônio Alcântara que é da base do governo e a outra ala apoia a oposição, capitaneada pelo vereador Michael Martins.

Mas, nem sempre foi assim. Desde 2004, primeira eleição de Zé Helder, o PT estava todo na sua base de apoio e permaneceu até a eleição de 2016 quando aconteceu um racha político entre o ex-prefeito Vanderlei Freire e o prefeito Zé Helder. Michael seguiu com a ala que apoiou a campanha de Vanderlei, que se posicionou como candidato naquela eleição, mas acabou abrindo caminho para mais uma candidatura de Homero Fiúza, que perdeu sua segunda eleição. Ele havia perdido a eleição na sua primeira candidatura em 2012 para Vanderlei, que era aliado de Zé Helder, e perdeu para Zé Helder em 2016.