Várzea Alegre

Pe. Mota recebe neste domingo título de “Monsenhor”

Nesta manhã de domingo, 21, o Pe. José Mota Mendes, Pe. Mota, receberá o título de monsenhor. A concelebração ocorrerá a partir das 09h, na Matriz de São Raimundo Nonato, que contará com o Bispo Diocesano Dom Gilberto Pastana.

Representantes de grupos da paróquia, alguns padres, estarão presentes para acompanharem esse momento único na vida do Pe. Mota.

A nomeação parte do Papa Francisco, que foi conseguida pelo Bispo Diocesano, e a notícia foi dada no dia 25 de março, pelo próprio Bispo e pelo Pe. Acurcio Oliveira, Reitor do Seminário São José.

Monsenhor, é um título eclesiástico de honra conferido pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia. O título é normalmente abreviado por “Mons”.

O título foi criado no século XVII por Urbano VIII (pontificado de 1623 a 1644), com várias classes que foram posteriormente alargadas por diversos Papas. A palavra monsenhor vem do francês ‘monseigneur’, que significa ‘Meu Senhor’.

Padre Mota Mendes

Aos 78 anos, 50 anos são dedicados à Paróquia local e ao sacerdócio, o reverendo completou no dia 17 deste mês cinco décadas que chegou a este município.

Natural do município cearense de Assaré, Mota chegou nesta cidade no dia 17 de março de 1969, e até 20 de fevereiro de 1970, foi vigário substituto de Várzea Alegre.

Em 24 de dezembro de 1983, ocupou o cargo de vigário Ecônomo da Paróquia de São Raimundo Nonato, passando em seguida a vigário pároco da igreja de matriz de São Raimundo Nonato. No dia 22 de dezembro de 2018, uma grande missa foi celebrada para comemorar o seu jubileu de ouro.

Desde quando assumiu a paróquia local se envolveu com a comunidade intensamente, tendo sido professor no Colégio São Raimundo Nonato, goleiro de time de futebol, implantou creches, realizou atividades sociais e solidárias e expandiu a igreja católica com a construção e reformas de mais de 70 capelas.