Várzea Alegre

Barracão Cultural é aberto na presença de grande público

Após a oficialização da festa do padroeiro de Várzea Alegre, o Barracão Cultural Francisco Sousa Sobrinho teve as suas instalações inauguradas. Na presença do público, o prefeito da cidade, José Helder, concedeu o início da programação do barracão, que já chega a sua 13ª edição.

Com tema “Várzea Alegre – Artes e Olhares”, é demostrado o amor a Várzea Alegre, representado em vários expoentes, de personalidades a aspectos culturais. O mesmo foi sugerido pela varzealegrense, a professora e educadora, Liduina Sousa, integrante da Academia Varzealegrense de Letras – AVL.

Nesta edição, o Barracão Cultural, presta justa homenagem aos ilustres varzealegrenses: Luiz Otacílio Correia – Eterno Deputado (In memoriam); Idelfonso Vieira Lima – Idelfonso Pintor (In memoriam); Francisco Alves Vieira – Evar Aboiador (In memoriam); Francisco Araújo da Silva – Sanfoneiro Chico Araújo (In memoriam).

Com relação presença de autoridades, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, e sua esposa a vereadora, Dra. Luciana Rolim, por estarem de plantão, não compareceram  e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Alan Salviano, também não, por estar cumprindo agenda no município de Pacoti. Os secretários das Pastas municipais, assim como alguns edis convidados e a professora Liduina, estiveram no local.

Após a composição do Palco, o Hino do Município, pela Banda de Música Maestro José Ribeiro foi entoado e em seguida a apresentação de um vídeo institucional com ações da administração Governo de Várzea Alegre.

Para o Prefeito José Helder, a alegria é tamanha em poder abrir as festividades no barracão cultural, tendo em vista que o mesmo foi idealização em seu governo, inclusive com forte participação de Tibúrcio Bezerra, vice-prefeito na época, em 2005, juntamente com o Dr. Hélio Batista. Helder deixou claro que o barracão em 2017 tem a oportunidade de homenagear o Joãozinho Lima, Chico Araújo, João Pinheiro, Chico de Amadeu, Pedro Sousa, Idelfonso Pintor, Evar Aboiador e Otacílio Correia, personalidades do município que já se foram.

“Quem fez história em Várzea Alegre, a gente procura explorar no barracão, para que os filhos de Várzea Alegre de fora e os daqui também tenham o conhecimento, desse nosso, digamos assim, torrão amado de forma mais profunda, de forma mais detalhada.” Disse

No primeiro dia de evento, a banda de música Maestro José Ribeiro, Teatro Mambembe, Coral da Associação Beneficente Luiz Otacílio Correia (Casa Mãe), dança romaria – Associação Beneficente Luiz Otacílio Correia (Casa Mãe) e  Show musical – Grupo “Os Nanas”, formaram a programação.