Várzea Alegre

CEPS realiza primeiro Seminário de Valorização da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Na noite desta quarta-feira, 08, foi realizado o primeiro Seminário de Valorização da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, por cursistas do curso de intérprete de Librasibras do CEPS Várzea Alegre, no Colégio São Raimundo Nonato.

O evento marcou o término do curso iniciado há três meses, ministrado pela professora Fabiana Pereira, e teve inscritos 12 alunos.

O Seminário teve como objetivo promover a sensibilização e reflexão da importância de se aprender o segundo idioma do Brasil que é a Libras.

Ainda buscou mostrar as potencialidades do surdo tanto no mercado de trabalho, como no meio acadêmico, e mostrar a necessidade do intérprete de Libras nos diversos segmentos da sociedade.

No encontro houve uma palestra com a professora mestra do Instituto Federal de Cedro, Sibele Maria (surda) com a interpretação da professora Fabiana Pereira.

Esteve presente um público estimado de mais de 120 pessoas, formado por autoridades, famílias, surdos, estudantes, funcionários públicos e universitários.

Nossa noite foi marcada por momentos emocionantes, que nos levaram a reflexão e sensibilização, gratidão cursistas e mais novos intérpretes de Libras!!! Gratidão Fabiana professora intérprete do curso de Libras do CEPS Várzea Alegre, gratidão a todos os presentes.” Disse Kátia Silva, coordenadora.

Para participar do momento foi solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível e a realização de uma pré-inscrição através de link disponível. Houve entrega de certificado de participação com carga horária de 4 horas.

Que haja mais oportunidades para intérpretes e para os surdos, que o nosso segundo idioma seja expandido“. Encerrou Kátia.