Várzea Alegre

Presidente da Câmara José Dener apresenta projeto “Biodigestor Sertanejo”, funcionando

O presidente da Câmara de Vereadores, José Dener (MDB), fez a apresentação na sessão desta quarta-feira, 19 de junho de 2019, do projeto “Biodigestor Sertanejo” que foi implantado na propriedade de Antônio Boágua, no sítio Volta, distrito de Ibicatu. Segundo Dener, o projeto foi elaborado por Antônio Boágua e custou cerca de R$ 2.500,00.

Esse projeto funciona a partir da produção de gás metano proveniente do esterco de gado e foi defendido pelo vereador licenciado Dr. Márcio Henrique, em maio de 2018.

Segundo o vereador Dener, o projeto desenvolvido no sítio volta, atende duas residências de forma satisfatória e poderá se desenvolvido nas comunidades diminuindo o consumo de gás de botijão contribuindo para a economia das famílias. O subproduto do esterco utilizado no projeto é o adubo, que também pode virar fonte de renda.

Quando apresentou o projeto, Dr. Márcio explicou que o biodigestor é um equipamento que transforma o esterco de curral em gás (biogás), sendo fonte de energia limpa, renovável e é mais eficiente do que o gás de botijão.

Foto: Fábio Oliveira