Sindicato Rural realiza II Arraia das Margaridas nesta sexta-feira
Na próxima sexta-feira, 21, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre, realiza o seu II Arraia das Margaridas.
O evento visa arrecadar fundos para ajudar nas participações de 13 mulheres na Marcha das Margaridas que ocorrerá em Brasília do dia 13 a 14 de agosto. A marcha ocorre de 4 em 4 anos, e é inspirada na vida de Margarida Alves, líder sindical morta em 1983.
No encontro em Brasília, a Sindicalista Ciente Bezerra, disse que são levadas várias políticas públicas para Marcha e que fortalecem os direitos das mulheres.
Em sua segunda edição, o Arraia será realizado em frente ao Sindicato, a partir das 19h. Haverá comidas típicas, caritó, muita alegria e diversão, assim diz o anuncio. As mesas custam R$20,00 e as atrações serão Tota Dias e Atraentes do Forró.
Marcha das Margaridas:
A ação é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e acontece em Brasília, sempre no dia 12 de agosto. A data escolhida lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.
A primeira edição, em 2000, reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil. O movimento é marcado pelas camisetas lilás e pelos chapéus de palha decorados com margaridas usados pelas manifestantes. A marcha se repetiu nos anos de 2003, 2007, 2011 e 2015. A quinta edição reuniu cerca de 100 mil manifestantes, segundo a organização.