Várzea Alegre

Várzea Alegre tem IQM máximo pelo segundo ano consecutivo

Várzea Alegre no IQM – Índice de Qualidade Ambiental em 2019 foi nota máxima com 1,0, repetindo a nota do ano passado. Em 2017, o IQM do município foi 0,7.

Além de representar cuidados com o meio ambiente, a nota do IQM também melhora as receitas municipais, com incremento de 2% do ICMS arrecadado pelo Estado do Ceará, a ser convertido em ICMS Ecológico e rateado entre os municípios cearenses que alcançaram a nota máxima.

Várzea Alegre é a sede do CPMRS – RSCS Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, presidido pelo prefeito Zé Helder e congrega os municípios de Várzea Alegre, Cedro, Granjeiro, Lavras da Mangabeira, Umari, Baixio, Ipaumirim e Orós.

Segundo J. Marcílio, secretário de Meio Ambiente, destaca que várias ações são realizadas em Várzea Alegre para cuidar do meio ambiente com incentivo a coleta seletiva de resíduos com apoio a ASCAMARVA – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre, implantação de sistema agroflorestal, quintais produtivos, energia renovável, educação ambiental com seminários e capacitações.

Para o prefeito Zé Helder, cuidar do meio ambiente é preocupação e missão do governo, mas também de toda população varzealegrense. “Despertar nas pessoas esse sentimento de responsabilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente é fundamental para hoje e para o futuro”, disse.