Escola Antão Leandro do bairro Sanharol tem mais de 10 medalhistas na OBA
Outra escola municipal de Várzea Alegre também destaque na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, é a Antão Leandro Bitu, localizada no bairro Sanharol.
Segundo a diretora Maria Zélia, a entidade de ensino conseguiu 14 medalhas, sendo 8 ouro, 4 prata e 2 bronze. O resultado é bem superior ao de 2018, quando a escola conseguiu apenas 1 medalha de prata.
Além de medalhistas nesta edição, a escola teve dois alunos pré-selecionados para processo seletivo de formação das equipes que representarão o Brasil na Internacional Olimpíada de Astronomia e Astronáutica Latino Americana – OLAA, em 2020.
“Fizemos grupos de estudos e elaboramos matérias para que os alunos pudessem estudar também no contraturno em casa, além dos estudos da escola”, disse a diretora ao ser perguntada qual foi o método utilizado.
As provas da OBA ocorreram no dia 17 de maio deste ano, contando com provas compostas por sete questões de Astronomia e três de Astronáutica.
A OBA é a maior olimpíada científica do Brasil e conta com quatro níveis de competição, sendo os três primeiros para os estudantes do ensino fundamental, conforme a série, enquanto quarto é destinado ao ensino médio.