Jovem de Várzea Alegre conclui doutorado na Espanha sobre o efeito de mudanças climáticas
A jovem varzealegrense Juliana Alcântara Costa, 26 anos, está concluindo o seu doutorado na Universidad de Valladolid, na Espanha, com pesquisa sobre o efeito de mudanças climáticas na vegetação e nos recursos hídricos.
Ela está há oito dias fora do Brasil e com o seu trabalho busca relacionar a caatinga com a vegetação daquele país.
“É que pouco se sabe sobre as características únicas da caatinga. Mas a adaptação dessas plantas podem ajudar a compreender o que pode acontecer em outros biomas em casos de elevação na temperatura devido as mudanças climáticas”, disse.
Do sítio Caraíbas, distrito de Canindezinho, Juliana é formada em Agronomia pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, Juazeiro do Norte.
A jovem está no segundo ano do seu doutorado e havia conseguido uma bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, para terminar sua pesquisa.
Na cidade de Palência, Juliana passará um ano no país para desenvolver o seu doutorado, quando retornará para o Brasil para defender a tese na Universidade Federal – UFC. Recém chegada em terras espanholas, ela está gostando. “Aqui é tudo muito diferente. A comida, o clima, a cultura. Mas, as pessoas são muito amáveis e educadas”, disse.