Várzea Alegre

Faleceu em Fortaleza o poeta Antônio Rosendo

Faleceu em Fortaleza, na noite de sábado, 14 de setembro de 2019, o poeta, repentista e cordelista Antônio Gomes Sobrinho (Antônio Rosendo), aos 66 anos, vítima de complicações pulmonares.

Natural do sítio Volta, município de Cariús, o poeta, residia em Várzea Alegre desde a década de 1980. Ultimamente morava em Fortaleza onde cuidava da saúde.

O corpo de Antônio Rosendo será transladado para Várzea Alegre e deverá chegar na tarde deste domingo para ser velado na residência de sua família, na Rua Antônio Gonçalves Cassundé, bairro Varjota. O sepultamento do corpo do poeta será amanhã, às 16h, no cemitério do Caipú.

Antônio Rosendo iniciou a vida artística aos 18 anos, com incentivo do poeta Antônio de Freitas, com quem formou parceria. Outro parceiro de viola marcante foi o poeta Expedito Pinheiro, com quem dividiu versos e cantarias na Rádio Cultura de Várzea Alegre no programa “Violas que o povo quer”. Na mesma emissora, fez parceria com o poeta Cícero de Oliveira, no programa “Violas na Cultura”.

O talento para o improviso levou o poeta a ganhar respeito e admiração em Várzea Alegre e nas cidades da região onde se apresentava em cantorias e festivais.