Várzea Alegre

Mulher do bairro Rosinha pede ajuda para tratamento de doença nos rins

Uma cabeleireira do bairro Dona Rosinha, em Várzea Alegre, está necessitando de ajuda para cuidar de uma doença que vem lutando há um ano.

Damiana Lopes da Silva, 31 anos, foi diagnosticada com lúpus, doença autoimune, que afeta os rins, provocando inflamação e lesões nos pequenos vasos responsáveis por filtrar as toxinas do organismo.

À reportagem ela conta que nos primeiros momentos, foi transferida para o Hospital Regional do Cariri onde ficou 21 dias internada.

Após a descoberta passou dois meses fazendo hemodiálise na Uni Rim Unidade de Diálise Dr. Raimundo Bezerra, localizada na cidade de Crato, onde atualmente é acompanhada por um nefrologista.

Lutando há 1 ano e 6 meses, Damiana Lopes, disse que é medicada com imunossupressor, medicamento de alto custo, além de ser submetida a consultas ao nefrologista e exames laboratoriais.

No início, a cabeleireira tinha condições financeiras para arcar com os custos, pois, havia vendido a sua única casa. Agora morando de aluguel, a situação está complicada.

Perguntada sobre o tratamento pelo SUS, Damiana informou que não conseguiu a medicação e que chegou a realizar um cadastro na Secretaria de Saúde, porém, recebeu uma resposta negativa.

Lamentando a situação, a cabeleireira procurou a reportagem para chamar a atenção das autoridades de Várzea Alegre, e também pedir ajuda a população para conseguir adquirir a medicação e continuar o tratamento.

Ela informou que o medicamento custa mais de R$500,00. Damiana Lopes, é casada, tem duas filhas e reside na rua Carlos Gomes de Alencar, Nº 224, bairro Dona Rosinha.