ESURD é matéria da revista Globo Rural
A Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro – ESURD, é destaque em matéria feita pela revista Globo Rural. A publicação foi realizada no sábado, 22 de fevereiro, um dia antes do desfile da agremiação.
Com o título ‘Da enxada ao pandeiro: conheça a escola de samba de agricultores no sertão do Ceará’, a publicação destaca o amor dos agricultores pelo samba.
“O amor pelo samba passa dos pais para os filhos. Tudo começou no Carnaval de 1963, quando agricultores apaixonados por música e dança resolveram mostrar seu talento na rua. Pintaram a cara com carvão e saíram desfilar. diz parte da publicação.
Maria da Conceição, que é presidente da escola, disse que mais de 300 dos 700 componentes da escola são agricultores e que os demais são moradores da cidade, muitos deles familiares de produtores rurais.
A professora e filha de agricultores falou ainda que as fantasias da escola são confeccionadas pelos próprios membros. As principais fontes de financiamentos são colaborações dos participantes e eventos, como o tradicional forró que ocorre em junho. A escola também recebe apoio da prefeitura.
A ESURD, realizou o seu desfile no domingo, 23, com o tema “Tributo a doutor Pedro: Uma história de vida cantada em samba”, em homenagem ao médico Pedro Sátiro. Filho de agricultores e ex-prefeito, ele completou 90 anos no fim de janeiro. A escola levou para a avenida 14 alas e um carro alegórico.
foto:Asa Film