Comissão Gestora do Açude Olho D’Água se reuniu para tratar da alocação das águas do reservatório
Reunião sobre gerenciamento das águas do açude Olho D’Água foi acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Várzea Alegre.
A Comissão Gestora do Açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D’Água) se reuniu na manhã de terça feira, 07 de junho, para definir a alocação das águas do reservatório para o segundo semestre de 2020.
Representaram o Governo de Várzea Alegre na reunião, a secretaria de Desenvolvimento Agrário com as presenças do secretário Cícero Izidório e do agente a administrativo, Tarcísio Simeão.
Em razão do isolamento social e dos decretos dos governos por causa da covid-19 a reunião foi realizada virtualmente e contou com o quórum exigido para tomada de decisões.
Coordenada pela COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, foi socializada a situação hídrica da Bacia do Salgado, e em especial, a do açude Olho D’Água, que atualmente se encontra com 55,35% de sua capacidade total, o dobro da água armazenada no ano passado nesse mesmo período. Açude tem capacidade para armazenar 19 milhões de metros cúbicos de água.
A comissão definiu que o açude será operacionalizado com vazão de 86 L/S, (oitenta e seis litros de água por segundo) e chegará ao dia 31 de dezembro de 2020 com 39,2% da sua capacidade.
“Essa vazão corresponde ao uso da CAGECE e da perenizarão do Riacho do Machado, lembrando que a parte da perenizarão do riacho só será feita se surgir demanda pela comunidade e se aprovada novamente na comissão gestora”, explicou Izidório.
O açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D’Água), teve sua construção iniciada no ano de 1993, na gestão de então prefeito Dr. Pedro Sátiro, pelo 3º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção, de Picos – Piauí. A ordem de serviço foi assinada pelo governador da época, Ciro Ferreira Gomes. Em 1998, no dia 30 de junho, um ano após o encerramento da gestão de Dr. Pedro Sátiro, o açude foi inaugurado pelo governador Tasso Jereissati e pelo então prefeito João Eufrásio Nogueira.
O reservatório foi construído com o objetivo de garantir o abastecimento do açude e por essa razão também foi instalada uma adutora.