Michael Martins diz que liminar que limita serviços de enfermeiros pode gerar caos à saúde
Na sessão da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 11, o vereador do PT, Michael Martins, se posicionou contra a liminar proferida em processo movido pelo Conselho Federal de Medicina, que limita a atuação do profissional enfermeiro no âmbito da atenção básica à saúde.
Ele argumentou sobre o problema afirmando que o país, com essa medida mostra mais uma vez seu retrocesso.
O vereador avaliou que, caso essa medida tenha prosseguimento, os médicos ficarão sobrecarregados e os hospitais lotados, o que tornará a saúde um caos.
O parlamentar esclareceu que a medida impede os enfermeiros de solicitar, por exemplo, exames de mamografias, de papanicolau, de fazer prevenção, entre outros. “Os enfermeiros vivem situação humilhante. Estão tal qual um técnico de enfermagem, não desmerecendo os técnicos. Você consegue imaginar um PSF sem um enfermeiro? ”, questionou. E reforçou: “Esse profissional tem o contato primeiro com os pacientes. Para ter uma ideia uma prevenção não pode ser feita por um enfermeiro e caso o faça, poderá responder processo na esfera penal”, reclamou.
Michael Martins pediu moção de repúdio ao Conselho Federal de Medicina, por essa medida.
O vereador Antônio Alcântara (PT), disse que essa liminar inviabiliza o trabalho dos enfermeiros. Ele destacou que a coleta de material para exames de colo de útero, em sua grande maioria, feita pelos enfermeiros, comprovadamente contribui para diminuir o câncer de colo uterino.
Os vereadores Dr. Márcio Henrique (PT do B) e Pedro Bitu (PSDB), também manifestaram apoio aos enfermeiros.
Manifestações
Na cidade de Iguatu, na terça-feira, dia 10, alunos do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (Urca), foram às ruas do centro da cidade em manifestação contra liminar.
A Reitoria da Universidade Regional do Cariri, divulgou nota em apoio aos enfermeiros.