Barramentos e aumento do consumo de água complicam reservas hídricas de Várzea Alegre
Recentemente o Portal Várzea Alegre Agora, fez reportagem exclusiva sobre as poucas reservas do açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D’Água), reservatório construído em 1998 para abastecer a cidade de Várzea Alegre.
Com 18,53% de sua capacidade de 19.000.000m³, os moradores de Várzea Alegre demonstraram preocupação com o reservatório. A matéria foi vista por mais de 30 mil pessoas, teve mais 350 compartilhamentos e dezenas de comentários.
O internauta João Frutuoso, residente no distrito de Riacho Verde, no sítio Guaribas, próximo ao Riacho do Machado, fez um levantamento que pode aumentar a preocupação da população em relação à captação de água do açude Olho D’Água.
De acordo com ele, na época em que o açude foi construído, em 1998, existiam poucos barramentos das águas do Machado. Eram somente 16 açudes de pequeno porte e 4 pequenas barragens na extensão do riacho. Pelo seu levantamento, em 20 anos, foram construídos mais de 130 barramentos no riacho que deságua no reservatório.
Ele observou que desses açudes, cerca de 11, tem água e em pouco quantidade, segundo sua avaliação 5% da capacidade.
Além dos barramentos, a evaporação, as poucas chuvas dos últimos anos nas fontes de água que abastecem o Olho D’Água, também cresceu o consumo por parte da população de Várzea Alegre, que pela última estimativa do IBGE para 2017 soma 40.440 habitantes.
Em 1996, dois anos antes da inauguração do açude, a população de Várzea Alegre era de 32.847 habitantes, segundo o IBGE. Houve também o crescimento da cidade, que em 2005 tinha 5.487 imóveis. Em 12 anos, o número de imóveis cresceu 81,43%, passando para 9.955 imóveis cadastrados com dados de 30 de junho de 2017, informados pelo NAT – Núcleo de Arrecadação Tributária.
A Prefeitura, segundo o prefeito Zé Helder, vem acompanhando com preocupação a situação hídrica do município, e para dar suporte ao açude Olho D’Água, já há estudos para construção de novos reservatórios.
Zona Rural
A preocupação com o abastecimento de água da população diante da escassez do produto natural não é apenas da cidade. Na zona rural a situação também é crítica. Na Câmara de Vereadores, durante a sessão desta quarta-feira, 11, os vereadores Dedé da Topique (PT do B) e Professora Dedê (PC do B), disseram que a principal fonte, um açude que abastecia a sede do Riacho Verde, secou. Eles apelaram para a Prefeitura agilizar a dragagem de um poço para atender a demanda de água da população.
Número de açudes e barragens informados por João Frutuoso que barram as água do Riacho do Machado
Cachoeira Dantas – 09 açudes e 01barragem;
Caldeirão – 10 açudes 04 barragens;
Mameluco – 12 açudes 03 barragens;
Riacho Fundo – 04 açudes;
Riacho Verde – 29 açudes;
Poço Cercado – 23 açudes;
Vazante – 07 açudes e 01 barragem;
Raiz – 07 açudes.