Várzea Alegre

Anderson Almeida é mais um mestre em educação de Várzea Alegre

Correção às 17h do sábado, 29: O município de Várzea Alegre tem mais um mestre em educação, trata-se de Cícero Anderson de Almeida Bezerra, 39 anos.

O professor concluiu o mestrado em Ensino Profissional de História pela URCA em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

A sua dissertação de mestrado tem como título: “O fascismo é fascinante deixa a gente ignorante e fascinada“: ensino de história, livros didáticos e a emergência das ideias fascistas no espaço escolar.

Como resultado da pesquisa ele produziu uma HQ – História em Quadrinhos com título #xof@ascismo para ser utilizada nas aulas de história para trabalhar os regimes totalitários. Os conceitos de nazismo e fascismo, a história está ambientada numa escola pública.

A defesa foi nesta quinta-feira, 27, às 10h, por meio virtual.

Momento de grande alegria. Finalmente mestre! Não foi fácil chegar até aqui. Em muitos momentos pensei que não conseguiria. Ser aprovado num mestrado público num país como o Brasil, com todas as suas problemáticas educacionais não é para qualquer um.

Então, de algum modo,sinto-me privilegiado por essa conquista. Quero aqui agradecer a todos (as) os que acreditaram em mim e me ajudaram me estimulando e me dando forças para prosseguir. E principalmente aos que torceram contra… Estes também me impulsionaram até aqui. Obrigado a  Sônia Meneses minha orientadora e alguém por quem tenho grande estima. E a todos os familiares,amigos e conhecidos que me assistiram hoje na minha defesa de mestrado. Gratidão é a palavra do dia!“, escreveu em suas redes sociais.

Anderson é o nono em se tornar mestre em educação em Várzea Alegre. Conforme um levantamento feito pelo Várzea Alegre Agora.com, além de Anderson, temos as professores Liduína Sousa, Lucimar Freire – A professora Dedê, Helangia Gonçalves, o professor Laércio Morais, o professor universitário jornalista, escritor, poeta, cronista Jurani Clementino, o pastor Rego Antunes, professores Raimundo Nonato e Iranildo Diniz .

Anderson Almeida é do Sítio Jatobá, Distrito de Canindezinho, ele é professor da rede municipal de Várzea Alegre desde 1999, 21 anos de magistério. As conquistas vem de cedo, aos 17 anos, foi aprovado em concurso público.

Quando fui aprovado no concurso em 1998 não pude assumir na época por ser de menor e não ter terminado o ensino médio no último ano do antigo 3° pedagógico”, disse.

Anderson cursou licenciatura em geografia na Universidade Estadual do Ceará – UECE, fez especialização em geografia e meio ambiente na Universidade Regional do Cariri- URCA, especialização em gestão e avaliação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e também em gestão escolar pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

O mestrado

O mestrado é um curso analítico e de pesquisa. O mestrado tradicional é voltado para áreas de interesse acadêmico e é considerado um passo para quem tem interesse em seguir a carreira docente.
Os cursos de mestrado duram em média dois anos. Ao longo desse período o estudante participa de aulas, mas a carga horária envolve pesquisas de campo, revisão bibliográfica, leituras, etc. O aluno é acompanhado por um orientador, que acompanha a sua pesquisa e dá orientações sobre o trabalho realizado. Para conseguir o título de mestre (a), é necessário entregar e ser aprovado (a) na dissertação de mestrado, um trabalho que reúne as considerações sobre a pesquisa ao longo do mestrado.