Escolas estaduais de Várzea Alegre superam pontuação anterior obtida no IDEB
As três escolas estaduais de Várzea Alegre cresceram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB de 2019, em comparação com a pontuação de 2017.
A informação foi divulgada nesta terça-feira, 15, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), idealizador do índice.
A escola José Correia Lima, saltou de 3,4 para 3,6 pontos. Já a escola de Tempo Integral Maria Afonsina de 3,0 para 3,6 pontos. A escola Estadual Dr. José Iran Costa saiu de 5,4 para 5,5 pontos.
O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e acontece de dois em dois anos, é considerado uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse órgão é uma autarquia do MEC. O Ideb das escolas e das redes de ensino varia em uma escala de zero a dez, assim como as notas escolares variam usualmente.
O índice é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da antiga Prova Brasil (que agora se chama Saeb) para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.
Foto: Junior Silva