Varzealegrense conclui intercambio na Espanha e deve finalizar doutorado em Fortaleza
Juliana Alcântara Costa, 26 anos, concluiu o intercâmbio na Espanha e deve finalizar o seu doutorado em Fortaleza.
A jovem de Várzea Alegre estava na Universidad de Valladolid, na Espanha, com pesquisa sobre o efeito de mudanças climáticas na vegetação e nos recursos hídricos, que busca relacionar a caatinga com a vegetação da Espanha.
Agora, Juliana deve seguir com o projeto na Universidade Federal do Ceará – UFC em Fortaleza, que começará em breve.
Do sítio Caraíbas, distrito de Canindezinho, Várzea Alegre, Juliana é formada em Agronomia pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, Juazeiro do Norte.
A jovem concluiu o segundo ano do seu doutorado e havia conseguido uma bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, para terminar sua pesquisa.
“Estou muito feliz de ter voltado, de rever a família. Mas ao mesmo tempo também sinto falta da Espanha. Das relações que construí lá, do ambiente e tudo mais. Sinto como se fosse um processo de readaptação. O que torna um pouco mais difícil essa volta é a situação pela qual estamos passando em relação ao coronavírus. Não poder abraçar os familiares e amigos é muito ruim“, disse a jovem.
Ao todo a varzealegrense passou um ano na cidade de Palência, e de volta ao Brasil, em especial ao seu estado de origem, ela em breve defenderá a tese do seu trabalho na UFC.