Em nota enviada ao DECON, ENEL esclarece quedas de energia no Centro
A ENEL Distribuição Ceará enviou nota de esclarecimento ao DECON – Programa Estadual de Proteção e defesa do Consumidor da Comarca de Várzea Alegre, sobre as constantes interrupções de energia no Centro da cidade.
De início a empresa falou sobre à reclamação das oscilações de energia elétrica, alegando que a descontinuidade ou oscilação no fornecimento podem estar associadas a perturbações originadas por causas externas e não, somente, por eventuais deficiências ou fragilidades do sistema elétrico da distribuidora.
A ENEL disse ainda que foi constatado que devido ao número elevado de cliente atendido por um mesmo transformador, houve uma sobrecarga no equipamento, motivando queda de energia elétrica no Centro do município.
Essa justificativa, foi a mesma enviada à reportagem no dia 20 de janeiro, após constantes contatos. Na época, a empresa disse que estava programada a instalação de um outro equipamento mais potente, só que não citou uma data prevista.
Nessa carta à promotoria, a empresa além de destacar que a concessionária realizou manutenções no local e desmembramento de cargas desse transformador, disse que para a troca do equipamento, é necessária a realização de trabalhos em rede energizada por equipe de Linha Viva, que foi programada para o dia 31 de janeiro.
Tudo indica que isso ocorreu, pois nesse mesmo dia, mais uma vez a energia foi interrompida. Portanto, acredita-se que agora, a empresa caminha para a substituição do transformador.
Acrescentamos que, visando um serviço de qualidade, esta concessionária está investindo sistematicamente em obras de melhoria do sistema elétrico, ampliação de subestação e aquisição de novas tecnologias, além de realizar manutenção preventiva e corretiva nos componentes elétricos”, encerrou.
A resposta da ENEL acerca do procedimento administrativo, foi aberto junto ao Ministério Público pelo Vereador Otoniel Jr., juntamente com o apoio da CDL. O procedimento solicitou esclarecimentos sobre as constantes falta de energia no centro da cidade.
Desde o final de novembro de 2020 que parte da rede elétrica do Centro tem sofrido constantes interrupções, deixando comércios e moradores das ruas Dep. Luiz Otacílio Correia, Dr. Leandro Correia e partes da Antônio Afonso, sem o fornecimento de energia.
Foto do Centro sem energia | Rede Social