Covid-19: Vice-Presidente da Aprece, Zé Helder participa de reunião da FNP sobre compra de vacina
Formar um consórcio nacional de municípios para comprar vacina contra a Covid-19. Essa ideia foi debatida em reunião online na tarde desta segunda-feira, 1º de março, da Frente Nacional de Prefeito – FNP, com a participação da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – Aprece, representada pelo seu presidente Junior Castro – prefeito de Chorozinho e pelo vice-presidente e prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB).
Esse consórcio daria aos prefeitos e prefeitas do Brasil condições legitimas para aquisição de vacinas o que compensaria uma possível falha do Governo Federal com a compra e distribuição de vacinas por meio do PNI – Plano Nacional de Imunização.
Para integrar o consórcio, os prefeitos devem assinar um protocolo de intenções, disponível na página FNP e contar com a Câmara de Vereadores para aprovar uma lei autorizando o município e seguir com plano de aquisição de vacina de forma direta.
A Aprece, segundo Zé Helder, acompanha esse momento de debate sobre aquisição de vacinas por parte de governos estaduais e prefeitura para colaborar na formação de uma ideia que seja justa e correta, garantindo a população acesso mais rápido aos imunizantes.
Mais do que debater a ideia, a Aprece entra no assunto para orientar os gestores municipais do Ceará e orientação nesse momento é para que haja cautela, analisando todas as condições, desde financeiras aos processos burocráticos.
Segundo a FNP, há município que já estão em tratativas com fabricantes de vacinas e o consórcio deve ser constituído ainda no mês de março, o que daria amparo maior a essas negociações.