Covid-19: Vacinação de Idosos é retomada e 3ª fase de vacinação deve começar na próxima semana
O prefeito Zé Helder (MDB), informou na tarde desta segunda-feira, 10, direto de Fortaleza, onde cumpre agenda de trabalho, que Várzea Alegre recebeu, na regional de Saúde do Crato, 2.460 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford e deve imunizar todo o público acima de 60 anos com a segunda dose, completando o ciclo de imunização.
As 2.460 doses recebidas nesta segunda, somadas às já recebidas na cidade, completa 4.567 doses, segundo o prefeito, suficientes para aplicar a segunda dose, corrigindo o atraso na imunização desse grupo de idosos acima de 60 anos de idade.
Nesta terça-feira, 11 de maio, o secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, informou a retomada da vacinação dos idosos em sistema de Drive-thru.
Na cidade, todos as Unidades Básicas de Saúde estão vacinando e na Zona Rural, os vacinadores estão indo às comunidades aplicar as vacinas.
“A quantidade recebida é suficiente para vacinar toda a população acima de 60 anos que está aguardando a segunda dose. Então você que tem mais de 60 anos, que tomou a AstraZeneca ou a CoronaVac, a partir de hoje nós vamos realizar em sistema drive-thru essa vacinação. Na área urbana vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde e na área rural as equipes estão de sítio em sítio garantindo também que essa vacinação aconteça o mais rápido possível”, disse Ivo Leal.
De acordo com Ivo Leal, a previsão é concluir até sábado, dia 15, a aplicação da segunda dose da vacina para os idosos acima de 60 anos. Ele disse que essa cobertura só está sendo possível graças ao empenho do Governo do Ceará e do município que acionaram o Ministério da Saúde via ação civil pública para garantir as vacinas.
Terceira fase
Ivo Leal informou que a terceira fase da vacinação contra a Covi-19 deve começar na próxima semana para os grupos em condições crônicas. Os critérios dessa fase de vacinação, segundo Ivo Leal, foram definidos com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e deve contemplar pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave. Grávidas e puérperas também vão ser contempladas com a vacinação nesta etapa.
Neste faseamento, primeiro serão convocados, as gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com síndrome de down que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na comissão; Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras; Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Na segunda convocação se encaixam as pessoas gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos e pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.
A Sesa definiu a ordem de prioridades para as pessoas com comorbidades, ficando a seguinte sequência: Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC > 40; Doença Neurológica; Pneumopatia; Doença Renal Crônica; e Imunodeficiência.
Documentação
O contemplados com a terceira fase para se vacinarem contra a Covid-19 terão que apresentar, no ato da convocação, documentos comprobatórios, além de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Aqueles que possuem comorbidades e deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano. Com relação às gestantes, é necessário apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal. Já no caso das puérperas (45 dias após o parto), será necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê.
Foto divulgação