Escola da Zona Rural de Várzea Alegre planeja lançamento de livro produzido por alunos
Uma ação que ficará marcada na educação municipal de Várzea Alegre está prestes a ser concretizada. Depois de um bom tempo, a Escola Joaquim Alves de Oliveira localizada no Sítio Vacaria, Distrito de Ibicatu, lançará o seu primeiro livro e poderá ser considerada a primeira ação do tipo idealizada por uma entidade municipal estudantil.
Por meio de um trabalho de entrevistas idealizado por alunos, com avós, bisavós a partir das histórias colhidas de seus antepassados, foram reunidas em contos e poesias, que serão colocadas no livro denominado “Nas Pegadas do Passado” com previsão para ser lançado no dia 25 de Novembro.
“Esse material riquíssimo ficou bastante tempo engavetado. Nosso sonho. Meu que era diretora da escola até dezembro de 2016 e os professores era de publicar. Mas não conseguia patrocínio para custear o projeto. Foi então que no ano de 2016 um amigo da escola, ex-aluno da escola que prefere não ser citado, conseguiu patrocínio para publicação.” Disse a diretora, Erileuza Jerônimo. “Eu tenho um conto de memória nesse livro”. Acrescentou
Para facilitar o acesso das pessoas, o evento será sediado no Pavilhão da Secretaria Municipal de Educação, às 19h00. Além da organização da diretora, a produção conta com o apoio de Francisca Lucineide Bitu, Maria Zulmira de Oliveira Gino e Gercina de Alencar Correia.
Os alunos que produziram o material já não estão mais matriculados na escola e sim em outras entidades frequentando o ensino médio. “Eles estão bastante ansiosos por esse dia que vai ficar marcado na história da educação de Várzea Alegre.” Encerrou Erileuza.