Várzea Alegre

SAMU de Várzea Alegre já registra mais de dois mil atendimentos

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Várzea Alegre comemorou nessa terça-feira, 24, três anos de implantação no município e desde a sua chegada na cidade os trabalhos não param. Na busca de saber o número de atendimentos a reportagem procurou a Coordenadora Nadyne Feitosa de Almeida, e de acordo com ela, até a data de aniversário são exatamente 2.053 atendimentos.

“Até a data de 24/10/17 foram exatamente 2.053 atendimentos. Isso prova nosso compromisso com a vida e com nossa população.” Disse

As ocorrências variam bastante, a partir da ligação para o 192, são atendidos desde a clínica (como hipoglicemia) até traumas com paradas cardiorrespiratórias. Atualmente a equipe gira em torno de 10 profissionais e sempre existem equipes de plantão, no caso um Técnico de Enfermagem e Condutor. Em casos de perda da consciência da vítima, o órgão conta ainda com uma USA (Unidade de Suporte Avançado) que acompanha de acordo com a complexidade do caso. Os plantões são de 24h.

A coordenadora destacou que os profissionais envolvidos na causa com o intuito de promoverem um excelente trabalho, estão sempre se capacitando e nos dias 19 e 20 de outubro foi realizada a última e mais recente capacitação. Segundo Nadyne Feitosa cotidianamente o NEP (Núcleo de Educação Permanente) do SAMU-CE reúne todos os profissionais que compõe o SAMU e juntos vão construindo novos saberes. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, todos unidos para a melhoria do serviço. “Essas capacitações são muito presentes em nossa rotina e acontecem para prezar a manutenção da qualidade da assistência.” Destacou

O trabalho da equipe conta com parcerias e a coordenadora mencionou a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito – DEMUTRAN como parceiros que estão sempre apostos para auxiliar nos atendimentos e também agradeceu a população pelo apoio. “Agradecemos a toda a população pelo apoio e por nos ajudarem a exercer nosso trabalho, que não é fácil, mas é muito gratificante.”

Outro feito promovido pelo SAMU é que a Base ainda ajuda na requisição do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres – DPVAT, através dos advogados das vítimas é possível pegar junto a Base Regional do Iguatu um documento que comprove o acidente, pois todos os atendimentos e as ligações são gravados e são anexados todos os dados pessoais da vítima, bem como a sua situação de saúde. Nadyne frisou que a vítima deverá procurar a Base situada na cidade de Iguatu para adquirir a documentação necessária.

Durante toda a semana será de comemorações pelos três anos do órgão, a programação teve início na segunda-feira,23 com palestra na Escola José Correia Lima, com estudantes do ensino médio abordando temas como primeiros socorros e conscientização de condutas de jovens e adolescentes. Para Nadyne Feitosa, esses três anos somaram muitas vitórias com os serviços do SAMU. “É com imenso orgulho que venho até vocês dizer que essa semana comemoramos mais um ano de aniversário do nosso SAMU. São muitas vitórias que devemos comemorar. Juntos fazemos a diferença em nosso município e vocês são verdadeiros heróis”, disse.