Várzea Alegre tem mais de 120 pessoas contempladas com a CNH Popular
No município de Várzea Alegre 121 pessoas são contempladas com o programa CNH Popular do governo do estado do Ceará, que concede a Carteira Nacional de Habilitação gratuita. A informação foi confirmada pela Coordenadora do benefício no município, Silva Lopes, Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN.
Durante este domingo, 31, os inscritos passam por mais uma fase do programa na Escola Profissional Dr. José Iran Costa, no Bairro Betânia, até às 17h. Essa fase consta de triagem de documentos, exames médico e psicológico e captura de imagem.
“Eles vêm para tirar foto, colher digital, fazer o exame de vista e psicotécnico”, disse Silva.
Dentre os documentos que são apresentados pelo candidato, está a declaração do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS [para beneficiários do Bolsa Família] e algumas pessoas chegaram com algum problema no registro.
Em contato com a Secretária de Assistência Social, Syene Cavalcante, ela informou que as pessoas podem procurar o Centro Social Urbano – CSU, até às 16h, deste documento, que há uma equipe para atender.
Essa é a segunda fase do processo para CNH Popular, a primeira consistiu na inscrição, a próxima fase já consta do curso de legislação e aulas práticas nas autoescolas do município, ao todo são 60 dias de procedimento, assim disse a integrante do DETRAN.
Em Várzea Alegre, os beneficiários serão atendidos pela Auto Escola São Raimundo Nonato e Auto Escola Várzea Alegre. Conversando com Diorlando Ricardo – Landim, proprietário da São Raimundo, fomos informados que ao todo são 126 candidatos divididos para as duas autoescolas, o quer dizer, que cinco pessoas não foram aprovadas para o programa.
“A divisória ficou na quantidade de veículos, pelo sistema. Nós temos três veículos no sistema e ficamos com 48 alunos. O curso será de 30 dias, mas já a parte prática ficou em adesão durante um ano para concluir”, disse Diorlando Ricardo – Landim, proprietário da São Raimundo.
A inscrita no programa, Taciana Alcantara, do sítio Santa Rosa, disse que o sentimento é de muita alegria e de realização de um sonho. Ela buscará a categoria “A”, e contará com a facilidade, pois já possui um veículo.
O Programa de Carteira de Motorista Popular é retomado com a oferta de 20 mil carteiras para a população do estado do Ceará. Essa será a segunda vez que Várzea Alegre é contemplada com a ação, sendo a última entre 2014 e 2015.
foto do site