Várzea Alegre

Carnaval: Gestão volta atrás e diz que haverá Ponto Facultativo para órgãos públicos

Atualizada às 12h30: Minutos após a publicação desta reportagem, o Governo Municipal de Várzea Alegre voltou atrás e informa que haverá sim Ponto Facultativo no período que seria destinado para o carnaval [28 de fevereiro, 1 e 2 de março].

A decisão foi tomada em reunião na manhã desta sexta-feira, 25. Antes a posição era de que não haveria o facultativo, inclusive o próprio município havia enviado nota para a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL.

A decisão é válida somente para os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal. Para o novo decreto, é considerada a tradição dos festejos carnavalescos, já incorporados ao calendário nacional, como a maior festa popular do país.

Sem Carnaval no Estado

A decisão é do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, PT, que determinou para o ano de 2022 as suspensões do evento e do ponto facultativo por não haver carnaval, e orienta que escolas, órgãos públicos e comércio funcionem normalmente neste período.

Há permissão para que qualquer comércio, indústria e serviço, funcionem normalmente, ficando a critério de cada estabelecimento decidir sobre sua abertura ou não.

A CDL segue as normas estabelecidas e deixou claro aos seus associados que não está determinando a abertura do comércio, mas apenas repassando informações determinadas pelos governos estadual e municipal.

Os bancos

Com relação as agências bancárias, elas estarão fechadas, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará. Nesta sexta-feira, dia 25, os bancos cumprem o funcionamento normal de expediente, mas a partir do dia 26, no sábado, estarão fechados até meio-dia da quarta-feira de cinzas, dia 2 de março.

Conforme o Diário do Nordeste, os canais digitais das instituições bancárias continuarão funcionando normalmente.

foto arquivo do site