Várzea Alegre

Italiana Emma Estella chega em Várzea Alegre e é acolhida por família global e escola

A jovem Emma Estella, 17 anos, da Itália, chegou em Várzea Alegre na madrugada deste domingo, 7 de agosto. Ela foi recepcionada pela família acolhedora, chamada também por família global, e por integrantes da escola, ao qual será matriculada.

A italiana ficará no município na residência do casal Geraldo Menezes e Cely Banhos, no Sítio Roçado de Dentro, zona rural. Ela cursará um ano do ensino médio na escola profissional Dr. José Iran Costa.

Ao repórter Ivan Silva, por meio da tradutora Maria Clara – Clarinha, Emma disse que a sua primeira impressão na região foi como um sonho.

“Eu estou tão tão feliz que nem pode ser verdade agora para mim. Muito bonito. Minhas expectativas estão muito altas porque eu já amo todos eles, então acho que vai ser incrível. E agora eu estou chorando, de novo”, frisou.

A integrante da família global, Cely Banho  disse que o contato com a jovem não foi o primeiro, pois há meses que vinha se comunicando com ela e com sua família. Ela destacou que está muito feliz por tudo isso, em que favorecer a interculturalidade.

O diretor da escola Dr. Iran Costa, o professor Carlos André, disse que a escola se preparou para receber a jovem.

“A chegada da aluna italiana Emma Estella se traduz numa experiência muito positiva, porque representa o encontro de dois mundos, duas realidades e certamente nesse encontro haverá uma transferência de conhecimento muito importante do jeito de ser, de conviver, arte, da cultura, das tradições, para ambas as partes. Para Emma que vai conhecer aqui a nossa realidade do Brasil, especial de Várzea Alegre, como para a comunidade educativa da escola Dr. Iran e a própria sociedade Várzealegrense”, disse.

A vinda de Estella ao município é por meio de uma parceria entre o Laboratório de Línguas da escola Afonsina e o AFS Intercultural Programs. Além dela, a cidade recebeu também nesta madrugada o jovem Leone Pietro.

A aluna Izabela Maria do Laboratório de Línguas, disse que o projeto é um grande passo para os estudantes, e visa trazer mais intercambistas para a cidade.

Para o voluntário do AFS em Várzea Alegre, Franzer Costa, a vinda dos dois é histórico para o município. Ele disse que o objetivo do intercâmbio é favorecer com que os jovens de Várzea Alegre tenham acesso à outras culturas. Esse é o terceiro intercâmbio, tendo em vista que em 2021 o município acolheu a Tailandesa Kim.

Foto divulgação / Franzé Costa