Várzea Alegre

Escola presta homenagem à Professora Rosânia com veiculação de seu nome a troféu e à sala

A professora Rosânia Carvalho Costa, in memoriam, após deixar o seu legado na educação de Várzea Alegre, foi homenageada na manhã desta sexta-feira, 11, pela escola municipal Figueiredo Correia, no Centro, última instituição de ensino que ela prestou serviço.

Rosânia teve o seu nome veiculado a um troféu e à sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado, no dia que marca as comemorações ao estudante.

Conforme a diretora Flaviana Menezes, o Troféu Professora Rosânia – Leitores 2022 foi entregue à algumas personalidades de Várzea Alegre, como escritores Marco Filho, Bruno Siebra e Dagoberto Diniz e ainda a Dr. Sávio Pinheiro e a irmã da professora, Rogéria Carvalho.

“Foi uma manhã agradável, onde cada escritor pode falar da importância de ler, da importância de ser crítico, da importância de valorizar o mundo da leitura. Tivemos momentos riquíssimos onde os alunos contribuíram nas apresentações falando sobre os livros dos autores que estavam aqui [escola] presentes”, disse.

O Troféu Professora Rosânia terá próximas edições, em que prestará homenagens à novas personalidades da região.

Trajetória de Rosânia

Professora Rosânia Carvalho Costa morreu aos 61 anos, no dia 11 de setembro de 2020. Rosânia foi uma apaixonada pela educação, era licenciada em Geografia e Pedagogia, e especializada em Ensino de Geografia, História e Língua Portuguesa e Arte-Educação.

Começou sua carreira na educação de presídio, em Fortaleza e em Várzea Alegre. Na educação deste município, ela foi coordenadora pedagógica na Escola Dr. Dário Batista Moreno [Riachinho], professora concursada na escola Manoel Salvador [Distrito Canindezinho] e na escola Figueiredo Correia.

Ela atuou também na Educação de Jovens e Adultos – EJA, e devido problemas de saúde, foi readaptada para a sala de Multimeios na Figueiredo Correia, onde exerceu até o fim de sua vida o papel de educadora extraordinária. Ela deixou vários artigos de opinião publicados no Jornal Diário do Nordeste e se destacou como pessoa e profissional.

Foto divulgação