Várzea Alegre

Escritor Jurani Clementino lança segunda edição da biografia do compositor Zé Clementino

O escritor, jornalista, professor e doutor Jurani Clementino lança na noite desta sexta-feira, 26, a segunda edição da biografia do compositor Zé Clementino.

O lançamento do livro “Zé Clementino: o matuto que devolveu o trono ao rei” se dará no Barracão Cultural Poeta Francisco de Sousa Sobrinho, a partir das 19h.

O livro conta a trajetória de vida do poeta cearense e traz novos capítulos, novas imagens (coloridas). Ele foi prefaciado pelo especialista em Luiz Gonzaga, Xico Nóbrega, possui, ainda, uma cronologia da história de Zé Clementino e uma entrevista, inédita, concedida pelo compositor, em agosto de 1995, aos pesquisadores gonzaguianos Rômulo Nóbrega e José Batista Alves.

Conforme Jurani, essa nova edição, revista e ampliada foi possível através de uma parceria entre a editora da universidade Estadual da Paraíba EDUEPB com a Empresa Paraibana de Comunicação EPC, pertencente ao grupo A UNIÃO de João Pessoa.

Essa é a primeira vez que o livro está sendo apresentado ao público e a programação cultural da Festa de Agosto foi o momento escolhido para isso.

“Quero convidar as pessoas a participarem desse momento[..]. Quem já adquiriu a primeira edição, pode comprar a segunda e conferir as novidades e quem não teve a oportunidade de adquirir em 2013 o livro que conta a história de Zé Clementino, essa é uma ótima oportunidade”, disse.

A primeira edição do livro foi lançada em 2013 e de lá para cá, Jurani obteve mais materiais inéditos sobre a vida de Zé Clementino, que incentivaram o autor a produzir a segunda edição.

Zé Clementino morreu em março de 2005, aos 69 anos, no hospital São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre, vítima de infarto. Ele nasceu em fevereiro de 1936 no sítio Juazeirinho, distrito de Canindezinho.

Foto divulgação