Várzea Alegre

71 anos: Canindezinho tem noite de homenagens e apresentação do hino oficial

Dando sequência às comemorações pelos 71 anos de fundação do distrito de Canindezinho, a programação desta segunda-feira, 21 de novembro, foi repleta de homenagens, na quadra da Escola Maria Dolores – CERU.

O prefeito Zé Helder (MDB), participou do evento e esteve acompanhado da vereadora Menésia Simião (PT), que representa a comunidade; e do professor Edilson Ventura, que atua na organização do evento que deve ser encerrado no domingo, 27.

Com a Medalha José Rogério – fundador do distrito, foram homenageados José Grigório Agostinho, do Sítio Juazeirinho  – ele foi pioneiro no comércio e o doador de um terreno para o campo de futebol do Juazeirinho; e Maria Alves de Menezes (Glorinha), residente no sítio Bom Jesus. Ela é professora aposentada e consagrada religiosa.

Teve homenagem para Irinéia Rodrigues Correia, de 100 anos  de idade completados em 15 de agosto desse ano. Irinéia Rodrigues é residente no sítio Lagoas e é considerada a mulher mais idosa do distrito. Ela não pôde comparecer e foi representada por familiares.

Foram homenageados 36 ex-servidores públicos residentes na comunidade, num reconhecimento aos serviços prestados por eles ao povo do Canindezinho. Conforme Menésia, esses servidores atuaram na comunidade, a maior parte deles, entre os anos de 1980 e 1990.

Outro momento marcante do evento, de acordo com a vereadora, foi a apresentação do hino oficial do distrito, com letra do saudoso compositor Zé Clementino e música de Lourival Clementino, sobrinho de Zé.

Zé Clementino faleceu em 05 de março de 2005 e não tinha terminado o hino. Tinha feito a letra. Faltava a música. Dona Valdeci Clementino, esposa do compositor, autorizou a finalização da obra.

O Projeto de Lei 022/2022, que institui o hino do Canindezinho é de autoria da Menésia Simião.

Zé Clementino era filho natural do Canindezinho, tendo nascido em 02 de fevereiro de 1936, no sítio Juazeirinho, filho de Lourival Clementino do Nascimento e de Emília Maria da Silva.

foto divulgação