84 anos do Calabaça: Professora lança livro que conta história do distrito
A história do distrito de Calabaça está eternizada em um livro, é que a professora Valdiana Bezerra, 49 anos, lançou na noite deste sábado, 17, o material ressaltando a divisão política, cultura, religião, hidrografia, saúde, educação, história de cada sítio e de alguns dos filhos ilustres da comunidade em Várzea Alegre.
Com o nome de “História do distrito de Calabaça” a obra da professora foi apresentada nas comemorações dos 84 anos do distrito, iniciadas na sexta-feira, 16.
A cerimônia de lançamento se deu na quadra da escola José Primo de Morais, onde também foi entregue a medalha Pe. Antônio Vieira à duas personalidades da comunidade e a comenda Papai Chiquinho à pessoa mais idosa do distrito. O prefeito da cidade, Zé Helder, MDB, e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Matias Alves, filho do distrito, estiveram prestigiando.
Para o livro, Valdiana disse ao repórter Ivan Silva, que foram realizadas entrevistas com pessoas idosas do distrito e com coordenadores de capelas e ainda precisou fazer pesquisas em arquivos.
Esse é o primeiro livro de Valdiana, que destacou a alegria em ter lançado. Ela ainda é autora da letra do hino do distrito, instituído recentemente por meio de projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Vereadores.
“Sou uma educadora e como tal reconheço a importância da leitura como também da história. Cresci ouvindo essa bela história do nosso distrito, com sua origem na miscigenação, diante disso, achei importante deixar registrado para prosperidade”, disse.
Os interessados em adquirir a obra, é só entrar em contato com a professora na comunidade.
A autora
Valdiana Bezerra Gregório Alves é filha de Francisco Alves Gregório – Chico Bezerra in memória, e Ana Bezerra Sobrinha. É professora concursada para o Ensino Fundamental I e II e leciona na Escola de Ensino Fundamental Ver. José Primo de Morais (Zé Bilé) desde 1994.
A varzealegrense é formada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Vale do Acaraú – UVA e em Pedagogia, pela Universidade Entre Rios, do Piauí, além de pós graduada em Língua Portuguesa e Arte Educação pela URCA – Universidade Regional do Cariri e em Psicopedagogia, pela Faculdade Evangélica do Meio Norte.
De um currículo excelente, ela desenvolveu vários projetos na Instituição de Ensino ao qual trabalha, sendo destaque como alfabetizadora, trabalho esse que lhe rendeu alguns prêmios, dentre eles a Comenda Padre Antônio Vieira, no ano de 2011.
Foto divulgação