Várzea Alegre

Várzea Alegre tem queda nos registros de nascidos por ano e óbitos crescem, aponta levantamento

Um levantamento feito pelo repórter Ivan Silva, por meio de dados do Portal da Transparência – Registro Civil, aponta que o município de Várzea Alegre teve uma queda nos registros de nascidos enquanto a quantidade de óbitos cresceu nos últimos três anos.

A comparação foi realizada do ano de 2019 a 2022 e apenas em 2021 que o número de nascidos teve crescimento. 

Vale destacar que, no geral a quantidade de nascidos supera a de óbitos. O que é analisada aqui é a situação por ano.

Aos dados: 

  • Em 2019, foram registrados 516 nascidos e 250 óbitos
  • Em 2020, o total de nascidos caiu para 436, enquanto o de óbitos subiu para 303 pessoas
  • Em 2021, foram registrados 462 nascidos [crescimento] e 328 óbitos [outro aumento]
  • No ano seguinte [2022], o registro de nascidos volta a cair para 422, e o de óbito mantém crescimento, salta para 343.

Todos esses dados são dos Cartórios de Várzea Alegre e são disponibilizados no Registro Civil em um Portal mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Ainda foram analisados os dados que foram contabilizados em janeiro de 2023. Até o momento, já são 35 nascidos e 15 óbitos.

O repórter Ivan Silva conversou com o presidente do Cartório Lavôr Norões, o Dr. Alexandre de Lavôr, que confirmou as informações. Ele ainda falou do trabalho realizado e que no município dois cartórios poderão ser desativados.

Acompanhe:

A população estimada [2021], em Várzea Alegre é de 41.078 pessoas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Foto divulgação - Página do Governo Municipal no facebook - Drone