Várzea Alegre

EP adere paralisação geral da educação no estado e não têm aulas nesta quarta

A Escola de Educação Profissional Dr. José Iran Costa, em Várzea Alegre, aderiu a paralização geral dos professores da rede estadual, e não ministra aulas nesta quarta-feira, 22.

As aulas devem retornar normalmente nesta quinta-feira, 23.

Consultadas, as direções das escolas José Correia Lima e Prof. Maria Afonsina Diniz Macêdo, essa última que funciona em tempo integral, disseram que as atividades ocorrem normalmente, ou seja, que não aderiram a mobilização.

A paralisação reforça a luta do sindicato pela valorização da educação e seus profissionais por meio da aplicação do reajuste de 14,95% para todos os professores [efetivos, temporários e aposentados] repercutindo na carreira e retroativo a janeiro, assim como na aprovação da carreira dos profissionais da educação não docentes, convocação de todo o cadastro de reserva do concurso 2018, fim da taxação dos aposentados e demais itens da pauta da Campanha Salarial 2023.

Em ofício do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e Cultura do Estado do Ceará – APEOC, enviado para a SEDUC, é convocado uma manifestação de rua às 9h, na Assembleia Legislativa do Ceará e nas Credes.

Até o fechamento desta reportagem, o governador Elmano de Freitas não havia se manifestado sobre o assunto em suas redes sociais.

A última paralisação da educação no estado e que afetou a cidade de Várzea Alegre ocorreu no final de setembro de 2022. Diferente de hoje, na época, as três escolas estaduais aderiram ao movimento por um dia.

A representante do Apeoc na cidade, a professora Antônia Caldas disse à reportagem que visitou todas as escolas com o ofício. O possível motivo, conforme ela, é porque na mobilização em prol dos precatórios alguns profissionais não tiveram direito e que afetou também no cumprimento da execução das aulas.

Foto arquivo