Várzea Alegre

Professor varzealegrense é selecionado para curso de Física na Europa

O professor de Várzea Alegre, Raimundo Bezerra da Silva Neto, 30 anos, foi selecionado para participar de uma capacitação pela Escola de Física do CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.

O curso gratuito, voltado para acelerador de partículas, ocorrerá em Lisboa, Portugal e em Genebra e Berna, na Suíça, entre os dias 31 de agosto e 11 de setembro de 2023.

A seleção de docentes pela Sociedade Brasileira de Física – SBF, para o curso ocorre de forma anual e Raimundo Neto teve uma boa avaliação de seu currículo. Além dele, mais 20 brasileiros estão na lista que se juntarão a europeus e africanos.

Para a edição de 2023, os professores selecionados vão primeiro para Portugal, onde passam por um curso de quatro dias no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa, e depois partem para a CERN, onde vão atender à aulas e palestras juntamente com professores portugueses e africanos.

Raimundo Neto será o único cearense no evento e o primeiro representante da CRED-17. Ele disse ao repórter Ivan Silva que ao retornar para o Ceará contribuirá ainda mais com a educação varzealegrense.

“Sou muito tranquilo, mas, fico contente em representar nosso povo”, disse.

Raimundo Neto é professor em duas escolas estaduais em Várzea Alegre – EEEP Doutor José Iran Costa – Professor pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC e por seleção na EEM José Correia Lima.

O varzealegrense é docente desde o ano de 2011, tendo participado ativamente dos projetos, eventos, sendo destaque em feiras de ciências com projetos regionais, Olimpíadas de Física e de Astronomia, projetos de extensão, dentre outros.

Atualmente é doutorando no ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Federal do Ceará – UFC. Raimundo é graduado em Matemática e Física, é especialista nas duas disciplinas, ainda em Ensino Profissional e Técnico e em gestão escolar e é mestre no ensino de física.

Sobre a CERN

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear – CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizada na fronteira entre a Suíça e a França, próximo a Genebra. Fundada em 1954, a CERN tem como objetivo principal promover a pesquisa fundamental em física de partículas e explorar os mistérios do universo em níveis subatômicos.

A principal ferramenta de pesquisa do CERN é o acelerador de partículas, que utiliza campos elétricos e magnéticos para acelerar partículas subatômicas a altas velocidades.

O acelerador mais conhecido e emblemático do CERN é o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), que é um anel subterrâneo de 27 quilômetros de circunferência. Nele, partículas subatômicas, como prótons, são aceleradas próximas à velocidade da luz e colidem entre si em pontos específicos, permitindo que os cientistas estudem as propriedades dessas partículas e investiguem as leis fundamentais da física.

Foto divulgação