Pau da bandeira de São Raimundo está cortado e deve ser retirado da mata nos próximos dias
O pau da bandeira de São Raimundo Nonato para a festa do padroeiro de Várzea Alegre em 2023, já foi cortado e será retirado da mata no domingo, 13.
A informação foi repassada pelo agricultor José Carolino do Nascimento – Zé Luzia, 79 anos, ao repórter Ivan Silva, na manhã deste domingo, 6 de agosto.
O lenho, de espécie não informada, foi cortado no dia 16 de julho, na região de mata do Sítio Roçado de Dentro, sede rural e deixado no local para “descanso”. Ele mede aproximadamente 16 metros.
“Hoje tá com 16 dias que eu tirei […]. Lá do Roçado de Dentro […] Vamos buscar domingo, se Deus quiser, de hoje a oito dias”, disse o agricultor.
Ao ser buscado na mata no próximo domingo, será guardado no sítio Roçado de Dentro para a procissão no dia 21, a chamada “festa da bandeira”, quando o pau com a bandeira é levado para a praça da Matriz de São Raimundo, onde será erguido.
“Eu, Antônio de Sousa e mais 10 que estavam comigo lá”, completou o agricultor afirmando a ida a mata novamente no próximo domingo.
Seu Zé Luzia completou 35 anos que participa da tradição e disse que é feliz por cada ano ser convidado. Ele disse que em 2023 atende um “pedido” especial de Monsenhor Mota Mendes, in memoriam. Essa será a segunda festa sem o eterno reverendo.
“Tem outro detalhe, quando Pe. Mota morreu, com 15 dias eu sonhei um sonho com ele, ele chegava lá em casa com a batina né, aí, ‘Zé, em vim aqui para você tirar o pau do ano quinhenta’ [disse Mota no sonho], que é esse ano né’ – falou Zé Luzia.
Por conta de sua dedicação, em 2017, Zé recebeu a medalha Papai Raimundo em sua sétima edição. A medalha é nomeada como a mais importante comenda outorgada pelo município.
A festa de São Raimundo começa tradicionalmente no dia 21 de agosto, com hasteamento da bandeira, o tema do evento é “São Raimundo Nonato, modelo de amor a Eucaristia”. Em 2023, a festa completa 168 anos de realização.
Foto divulgação