Várzea Alegre

Ricardo Oliveira, vencedor da OBMEP, surpreende Presidente Lula em evento no Rio de Janeiro

O varzealegrense Ricardo Oliveira, que possui cinco medalhas de ouro e duas de prata na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, se destacou em um evento nacional no Rio de Janeiro.

Ele recebeu elogios do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante um evento que contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, no lançamento da Faculdade da Matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), ocorrido na quinta-feira, 10 de agosto.

Sobre o evento, Ricardo Oliveira fez o seguinte comentário:

“No caso, meu papel era fazer uma surpresa ao presidente Lula. Ele não tinha ideia de que eu estava lá. Por esse motivo, pediram-me sigilo até o momento do evento. Portanto, não pude divulgar muitos detalhes do que iria acontecer.”

Com 33 anos de idade e formação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Ricardo Oliveira emocionou mais uma vez o presidente Lula e os presentes no evento, sendo lembrado como um exemplo de superação.

Ricardo é cadeirante e portador de amiotrofia espinhal. Sua infância transcorreu inteiramente no Sítio Vacaria, distrito de Ibicatu. Em 2005, durante a primeira gestão do prefeito Zé Helder (MDB), que atualmente está em seu quarto mandato, Ricardo Oliveira, que era educado por seus pais, passou a frequentar uma escola regular e logo se destacou no campo da matemática, alcançando notoriedade ao participar da OBMEP.

Para o prefeito Zé Helder, Ricardo Oliveira é uma constante fonte de inspiração. Nas redes sociais, Huelder disse que tem orgulho do varzealegrense.

“Ele somou várias medalhas da OBMEP entre os anos de 2005 e 2006, ganhando projeção nacional. Ricardo segue somando sucessos e é exemplo para jovens estudantes”, disse.
Foto divulgação