Várzea Alegre tem mais de 18.600 pessoas na linha da pobreza, diz relatório do Governo Federal
O relatório de aplicações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS, do Governo Federal, aponta que o município de Várzea Alegre tem 18.604 pessoas na linha da pobreza.
Em comparação com o último censo do IBGE, isso quer dizer que, 47,7% da população de Várzea Alegre está nessa situação. Em relação às famílias, o relatório mostra que são 7.466.
Os dados foram analisados pelo repórter Ivan Silva com o coordenador do Cadastro Único na cidade, Daniel Marcílio, nesta segunda-feira, 14.
A denominação “linha da pobreza” se enquadra nas pessoas que têm renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218,00, e que precisam está incluídas em algum programa do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família.
O levantamente aponta ainda que o quantativo de pessoas na linha pobreza é inferior ao que foi divulgado há 1 ano, pelo Ministério da Cidadania, com dados tabulados e cruzados pelo Jornal Diário do Nordeste.
Na época, eram 19.480 pessoas na situação que era denominada de extrema pobreza. Mas o percentual é praticamente o mesmo, e isso é devido ao resultado do último Censo do IBGE, que não condiz com a quantidade real de habitantes da cidade de Várzea Alegre.
Os dados mostram também que até junho, 29.434 pessoas estavam cadastradas no Cadastro Único e há 5.957 pessoas com renda per capita mensal de R$ 218,01 até ½ salário mínimo.
Colaborador dessa matéria, Daniel Marcílio salienta que é necessário as pessoas estarem atentas quanto a atualização dos dados, pois o governo, com o intuito de evitar fraudes, realiza de forma constante a operação “pente fino”. Os dados são consultados no Centro Social Urbano – CSU.
Foto Drone CE