Várzea Alegre

Documentário mostra que construção do Olho D’Água afetou a vida de comunidade

A construção do açude Dep. Luiz Otacílio Correia – Olho D’Água, que abastece a cidade de Várzea Alegre, afetou a vida de várias famílias e pessoas ligadas a uma cerâmica que estava no local.

A história é contada no documentário “Olho D’Água – A obra do século”, de produção do jornalista Ivan Silva, em parceria com o produtor Miguel Marcelo e o jovem Robson Duarte.

A produção faz parte de um trabalho prático de Ivan Silva, e está sendo divulgado em formato de série. A parte que narra a articulação para a construção do reservatório consta no segundo episódio.

Participam do registro o agricultor Raimundo Nonato, da localidade de São Vicente, sede rural, onde está o açude, Eliana Clementino, que representa a família proprietária da cerâmica, o ex-vereador Antônio Nem e Otoniel Fiuza, ex-vereador e representante do exército na época.

“Não queriam nem indenizar, foi preciso colocar na justiça” disse o agricultor.

Para Eliana, com a idenização a cerâmica foi ampliada ao ser colocada em outro no sítio Varzinha, mas o maior patrimônio da fábrica era uma argila, que se consentra onde foi construído o reservatório de água.

Acompanhe o episódio clicando aqui.

A continuação do trabalho será divulgada na próxima sexta-feira, 18, nos canais do jornalista Ivan Silva e no Portal Várzea Alegre Agora.com e Rádio Cultura FM 96.3.

Foto Dr. Vitorino (drone)